Whatsapp Construthor Plantão de vendas (47) 99981.7865 - (47) 99290.0999
Telefone Comercial (47) 3387-0377

Descubra como escolher a iluminação para cada cômodo

descubra-como-escolher-a-iluminacao-para-cada-comodo.jpeg

A iluminação de um ambiente deve considerar não só a estética do local, mas, principalmente, as interações e atividades que ocorrem nele. E como as cores das lâmpadas transmitem sensações diferentes, existem tipos específicos de fontes luminosas para cada espaço da casa, de acordo com as funcionalidades.
Saber escolher a iluminação dos cômodos é fundamental para garantir o melhor desempenho possível nas rotinas de uma residência.
Portanto, confira agora as diferenças entre os cômodos e descubra o que considerar na hora de escolher a iluminação de projetos de construção! ​

Escritório
De modo geral, o escritório é um espaço que deve receber uma iluminação mais fria, para garantir que quem esteja no ambiente não perca o foco, sem relaxar, e mantenha a atenção no trabalho ou nos estudos.
Para quem utiliza bastante o computador, o ideal é apostar em uma lâmpada mais intensa, pois a luminosidade fraca pode ser prejudicial para a visão.
Porém, se o local for mais voltado as reuniões, apostar em uma luz indireta e mais intimista é uma opção que tende a garantir uma atmosfera de equilíbrio e conforto.

Quarto
O quarto é um ambiente que usamos para descansar e, portanto, não deve ter uma iluminação estimulante, como a luz branca. Nesse tipo de ambiente, a combinação entre lâmpadas de intensidades e cores distintas é bastante comum, e o ideal é que os pontos de iluminação com tonalidades mais quentes estejam próximos do local de descanso.
Outra opção é utilizar fontes luminosas com controle de intensidade: isso garante o conforto que todo quarto precisa e, principalmente, economia, devido à diminuição do gasto com energia elétrica.

Sala de estar
Assim como o quarto, a sala de estar é um ambiente que precisa transmitir conforto. Mas, além disso, como é uma área de recepção, também é interessante conferir um ar de elegância e sofisticação. E nada melhor para isso que uma iluminação com lâmpadas amareladas.
Se a sala tiver sancas de gesso, o ideal é investir em spots embutidos, que são requintados e dão um charme a mais ao ambiente. Outra opção é investir em focos de luminosidade para compor a ambientação, destacando objetos decorativos, o que pode ser facilmente resolvido com abajures e luminárias.

Banheiro
O banheiro também é um ambiente que merece uma atenção especial quando o assunto é iluminação. Esse cômodo necessita da luz geral e de alguns pontos de foco, como é o caso do espelho, de modo a permitir melhor visualização dos detalhes — para fazer a barba, lavar o rosto ou fazer maquiagem, por exemplo.
Na pia, o ideal é evitar lâmpadas refletoras, pois estas tendem a causar sombra no ambiente, e investir nos modelos que permitam uma iluminação mais intensa e uniforme, como as fluorescentes. E evite fazer uso das luzes de estilo camarim, pois elas esquentam bastante!

Cozinha
A cozinha deve ser um dos cômodos mais bem iluminados da casa. A função principal de preparo dos alimentos exige que esse ambiente seja bem limpo. Logo, deixar toda a área iluminada permitirá uma boa visibilidade e tornará mais fácil a higienização e a organização do local. Por isso, invista em lâmpadas incandescentes!
É importante ressaltar que, caso a cozinha ofereça também um espaço para as refeições, é interessante investir em uma luminária ou lustre posicionado acima da mesa, com luminosidade menos intensa, para deixar o espaço mais agradável.


Voltar ao topo Voltar
47 3387-0377 47 99290-0999 47 99981-7865
Segunda à Sexta Das 8h00 às 12h00 e das 13h15 às 18h00 Plantão aos Sábados
(com agendamento)
CRECI-SC 8307 J
Rua Luiz Abry, 178 - Centro - Pomerode/SC
Copyright © 2024 Construthor Empreendimentos Imobiliários - Todos os direitos reservados.
Construthor - Empreendimentos Imobiliários Construthor - Empreendimentos Imobiliários